AIE diz não haver crise de abastecimento de petróleo por Egito

Publicado em 01/02/2011 13:19
O mercado global de petróleo não passa por qualquer situação de emergência, afirmou o chefe da Agência Internacional de Energia nesta terça-feira, após os preços do Brent ultrapassarem os 100 dólares por temores com a situação no Egito.

"Não é uma emergência no momento", afirmou Nobuo Tanaka à Reuters. "Se alguma interrupção ocorrer, então deveremos agir", acrescentou.

Mesmo um eventual fechamento do canal de Suez iria apenas retardar, não cortar, o fornecimento de petróleo, disse Tanaka.

O valor do barril do petróleo tipo Brent, negociado em Londres, ultrapassou os 100 dólares pela primeira vez desde 2008 na segunda-feira, por receios de que o clima de instabilidade possa se espalhar pelo Oriente Médio, região que, em conjunto com o norte da África, responde por um terço do petróleo do mundo.

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) informou que possui uma capacidade ociosa de produção de 6 milhões de barris por dia, e que poderia recorrer a um aumento da produção no caso de um aperto do fornecimento em relação com a situação no Oriente Médio.

A Opep não planeja marcar uma reunião extra para discutir a situação do mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário