IBGE: agroindústria brasileira cresceu 4,7% em 2010
Em 2010, a agroindústria brasileira cresceu 4,7%, revertendo queda de 4,8% registrada no ano anterior. O dado foi divulgado nesta quarta, dia 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do melhor resultado desde 2007, quando o índice teve alta de 5%.
Conforme o IBGE, a agroindústria desacelerou no final do ano, fechando o último trimestre com queda (-0,8%), mas o resultado foi compensado pelos números positivos dos três primeiros trimestres (5,2%, 6,6% e 7,3%, respectivamente).
Os setores associados à agricultura (4,7%), de maior peso na agroindústria, apresentaram melhor desempenho do que os vinculados à pecuária (1,8%). O resultado da agricultura foi influenciado positivamente pelas boas condições climáticas em 2010, ao contrário do ocorrido em 2009, quando houve estiagem na Região Sul, principal produtora do país.
O setor de produtos industriais derivados da agricultura cresceu 3,6%, com resultados positivos em seis dos oito subsetores pesquisados. Derivados da cana-de-açúcar avançaram 8,1% devido à maior produção de açúcar cristal (+11,5%), impulsionada pelas exportações, e de álcool (+4,2%), fruto da expansão da frota de veículos bicombustíveis. As pressões negativas vieram principalmente do arroz (-4,7%) e do fumo (-8,1%).
O setor de produtos industriais derivados da pecuária cresceu 0,9%. Os derivados de aves aumentaram 2,9%. Já os derivados da pecuária bovina e suína recuaram (-0,8%). A produção de leite caiu (-1,2%) enquanto a de couros e peles cresceu 5,2%.
0 comentário
S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos