Conab antecipa propostas de preços mínimos

Publicado em 15/02/2011 15:54 444 exibições
A Conab está antecipando a elaboração dos estudos de preços mínimos de produtos da safra de inverno e regionais, como trigo, aveia, centeio, girassol, guaraná, castanha de caju, café  e outros.  A intenção é fechar as propostas dos preços mínimos até o fim deste mês. 
O objetivo do trabalho é atender orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de antecipação do lançamento do Plano Safra 2011/2012 para o primeiro semestre deste ano.
Para desenvolver o trabalho, os técnicos da Superintendência de Gestão da Oferta (Sugof) levam em consideração aspectos relacionados à conjuntura do mercado interno e externo, a oferta e demanda nacional e mundial, a evolução dos preços e os custos de produção, além da paridade de importação e exportação.
Segundo o superintendente da Sugof, Carlos Eduardo Tavares, o cenário atual do comportamento do mercado sofre  influência de fatores externos e internos, tais como o clima, com secas prolongadas e invernos rigorosos, a crescente demanda puxada principalmente pela China e especulações observadas nas bolsas de commodities mundiais.
Fonte:
Conab

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Governo deveria utilizar como instrumento mais viável de garantia dos Preços, os Contratos de Opção. Apenas soja, laranja, café, açúcar e etanol possuem formação de preços = FOB Pôrto (-)menos custo até a Base, restante depende de diversos fatores por isto não "emplaca" na BM&F - é o caso do Trigo, Feijão e principalmente o milho, produto perfeito para aplicar esta politica agricola.

    0