Secretário de Agricultura de MG discute em Brasília novo Código Florestal

Publicado em 16/02/2011 06:38
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participou nesta terça-feira (15/02), em Brasília, de uma reunião com a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, e 13 secretários e secretários adjuntos estaduais de Agricultura para debater a atualização do Código Florestal brasileiro. O encontro, que também contou com participação de vários deputados federais, foi o primeiro do ano a reunir o Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri).

Os secretários de Agricultura se comprometeram o mobilizar os governadores, federações da agricultura, cooperativas e parlamentares para que o projeto do deputado Aldo Rebelo seja aprovado no Congresso. A votação do novo Código Florestal está prevista para março na Câmara dos Deputados e depois seguirá para votação no Senado.

“Tivemos uma grata surpresa na reunião, com o apoio de secretários de diversos partidos. Não encontramos oposição para que o relatório de deputado Aldo Rebelo seja aprovado. Saíram todos com a missão de mobilizar seus governos e bancadas parlamentares para apoiar o novo Código Florestal. Nas próximas semanas, pretendemos convidar os secretários estaduais de Meio Ambiente para dar continuidade a este debate democrático”, disse Kátia Abreu.

O secretário Elmiro Nascimento lembrou a importância do agronegócio para Minas Gerais. O setor responde por cerca de 35% do PIB estadual. “A aprovação do novo código vai garantir o futuro da economia e da geração de empregos em Minas Gerais. Não podemos condenar os produtores que há décadas iniciaram o plantio em suas propriedades, como é o caso dos produtores de café. Por isso, a aprovação do novo código é tão importante”, afirmou.

Segundo a presidente da CNA, em 1960, o país tinha 250 milhões de hectares em estabelecimentos rurais. Já o último censo agropecuário, de 2006, mostrou que o país tem 330 milhões de hectares. Um crescimento de 32%. Neste mesmo período, a área de matas e florestas dentro das propriedades cresceu de 58 milhões para 99 milhões de hectares. Um aumento de 72%. “Somos contra o desmatamento, mas se houver uma imposição das leis ambientais, sem critérios científicos, teremos um arrocho das áreas de produção”, disse Kátia Abreu.

De acordo com a CNA, a atualização do Código, que é de 1965, é necessária para tirar 90% das propriedades rurais do Brasil da situação de ilegalidade e reduziria a insegurança jurídica em torno da legislação ambiental, que já sofreu diversas alterações em 45 anos. Para a secretária do Mato Grosso do Sul e presidente do Conseagri, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o novo código vai dar tranquilidade aos produtores. “O código vai ser bom para todos, tanto para o meio ambiente, quanto para setor produtivo. Os alimentos estão cada vez mais caros e precisamos dar condições de nossos agricultores produzirem”, afirmou.

De acordo com as propostas do novo Código Florestal, as propriedades com áreas de até quatro módulos fiscais, a chamada pequena propriedade, ficam desobrigadas da recomposição florestal ou compensação ambiental. As propriedades com área acima de quatro módulos fiscais também terão direito à isenção até esse limite, mas ficam obrigadas a regularizar a Reserva Legal sobre a área excedente. Será permitido o cômputo das Áreas de Preservação Permanente (APPs) - vegetação ciliar, por exemplo, na área obrigatória de Reserva Legal, desde que não ocorram novos desmatamentos. A medida beneficia principalmente as médias propriedades. Os percentuais da Reserva Legal foram mantidos de acordo com a atual legislação: 80% para Amazônia Legal, 35% para o Cerrado e 20% para os demais biomas.

A proposta para o novo código também reduz a área de preservação de rios com até cinco metros. A distância mínima entre a plantação e o rio cai de 30 para 15 metros. Assim que a lei entrar em vigor, ficam suspensas autorizações para novos desmatamentos por cinco anos - prazo para os estados definirem suas políticas ambientais. Ainda de acordo com a proposta do novo código, ficam asseguradas as áreas de produção de alimentos existentes, que foram desmatadas até 22 de julho de 2008.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. de Agricultura de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário