Preços das commodities apresentam aumento de 4,73% em fevereiro, indica Banco Central

Publicado em 10/03/2011 15:11
Maior alta ocorreu no IC-Br Agropecuário, que acumula 54,65% em 12 meses.
O Índice de Commodities (IC-Br), medido pelo Banco Central (BC), aumentou 4,73% no mês de fevereiro, em relação a janeiro, e acumula reajuste de 38,82% em 12 meses.

O dado se refere a uma cesta de produtos básicos com cotação mundial, negociados pelo Brasil no Exterior, e identifica as variações de preços no mercado internacional para mensurar seus efeitos na inflação interna.

Dividido em três subíndices, o indicador criado pelo BC mostra que a maior alta ocorreu no IC-Br Agropecuário (carnes de boi e de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, café e milho) que cresceu 7,03% no mês passado e acumula 54,65% em 12 meses.

Com menor impacto na inflação, o IC-Br Metal (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) apresentou alta de 4,51% em fevereiro, e nos últimos 12 meses acumula reajustes de 26,90%.

Por último, o IC-Br Energia, que monitora os preços de petróleo brent, gás natural e carvão, registrou deflação de 1,34 no mês passado, depois de ter contribuído com elevação de 3,35% em janeiro. Dos três subíndices, é o que teve melhor comportamento de preços nos últimos 12 meses, com reajustes acumulados de 11,66%.

Todos, porém, ficaram muito acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumula 6,01% nos últimos 12 meses, de acordo com números divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário