Japão promete se prevenir contra manipulação no mercado financeiro

Publicado em 14/03/2011 08:13
Mesmo após tremor, bolsa e mercados funcionam normalmente na segunda. Banco central promete injetar recursos para garantir a liquidez.
A Bolsa de Tóquio e de Osaka e outros mercados financeiros do Japão vão reabrir normalmente nesta segunda-feira (14), disse o governo neste domingo, após o forte terremoto seguido de tsunami que atingiram o país, provocando centenas de mortes, destruição e uma crise nuclear.

O ministro dos Serviços Financeiros, Shozaburo Jimi, disse em comunicado que as autoridades vão acompanhar de perto as operações para se assegurar contra qualquer manipulação de mercado por causa do desastre.

O presidente do Banco do Japão (BoJ), Masaaki Shirakawa, disse que o banco central vai aumentar a liquidez do sistema bancário na segunda, reforçando a determinação do banco de manter os mercados estáveis.

O Banco do Japão provavelmente vai colocar recursos da ordem de 2 trilhões a 3 trilhões de ienes por meio de suas operações de mercado já pela manhã, duas a três vezes o valor normal, para acalmar os mercados financeiros e impedir que os juros de curto prazo disparem.

"Vamos monitorar as condições de mercado e planejamos dar aos mercados muita liquidez assim que o dia começar amanhã", disse Shirakawa depois de participar de uma reunião com ministros.

Shirakawa também disse que o banco central vai avaliar cuidadosamente o impacto econômico do terremoto quando o conselho se encontrar para rever a taxa de juros na segunda-feira.

"É muito importante garantir um sistema estável de liquidação e dar bastante liquidez aos mercados", disse ele.

Shirakawa acrescentou que o Banco do Japão fará o possível para se assegurar que cortes de energia elétrica não afetem o sistema financeiro nacional.

Parlamentares japoneses esperam que gastos fiscais moderados e uma política monetária ultra relaxada possam minimizar os danos do terremoto e do tsunami a uma economia que apenas começava a se recuperar.

Os partidos de oposição e de governo já declararam uma trégua para permitir que o governo se concentre na reconstrução do país depois do terremoto que atingiu magnitude 8,9.

O Banco do Japão deve manter a taxa de juros entre zero e 0,1% quando fizer sua reunião de política monetária na segunda-feira. O Banco, contudo, deve abrir a opção de relaxar ainda mais a política monetária caso os danos do terremoto ameacem as possibilidades de o Japão retomar o crescimento econômico moderado que enfrentava.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário