Crise nuclear no Japão dispara onda de vendas de ativos de risco na Ásia

Publicado em 15/03/2011 09:23
Ações e outros ativos de risco desde o dólar australianos até commodities como cobre e petróleo despencaram nesta terça-feira, enquanto ativos considerados mais seguros como Treasuries dispararam com a piora da crise nuclear do Japão.

O aumento nos níveis de radiação em uma usina no nordeste do país atingida pelo tremor gerou uma enorme venda de ações japonesas e criou efeitos de pânico com estocagem de alimentos e outros suprimentos em Tóquio.

Em um momento na sessão, os futuros do Nikkei tombaram 16 por cento antes de reduzir as perdas para queda de 10 por cento. Enquanto isso, o índice Nikkei fechou em baixa de 10,55 por cento, a maior queda diária desde outubro de 2008.

O Nikkei perdeu cerca de 17 por cento de seu valor desde o terremoto e tsunami que atingiram o Japão na sexta-feira, causando explosões em várias usinas nucleares e forçando milhares de fábricas a fechar as portas.

O índice que reúne mercados da região Ásia-Pacífico exibia forte queda de 3,12 por cento às 7h28 (horário de Brasília). Enquanto isso, o índice de ações globais recuava 2,28 por cento.

Em Sydney, a bolsa fechou em baixa de 2,11 por cento, com ações de mineradoras de urânio ampliando perdas enquanto alguns países indicaram que estão repensando planos para a energia nuclear após o desastre japonês.

"É como precificar um risco desconhecido. Os comentários do Japão levaram o mercado a uma situação crítica", disse Shane Oliver, diretor de estratégia de investimento da AMP Capital, em Sydney.

A bolsa de Seul caiu 2,4 por cento, liderada pela projetista de usinas nucleares Kepco Engineering & Construction, que encerrou em queda de 12,71 por cento.

Em Xangai, a bolsa recuou 1,41 por cento. A bolsa de Hong Kong se desvalorizou em 2,86 por cento e Taiwan teve perda de 3,35 por cento. O mercado em Cingapura encerrou em baixa de 2,8 por cento.

"As pessoas estão com aversão ao risco, então os investidores estão liquidando ativos e posições incluindo petróleo e ouro", disse Tetsu Emori, gerente de fundos na Astmax, sediada em Tóquio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário