Explosão de usina nuclear no Japão cria tensão na China

Publicado em 15/03/2011 16:12
Depois do incêndio do reator número 4 da usina nuclear Fukushima Daiichi na manhã de hoje, no Japão, uma onda de mensagens passou a circular pela China através de celular e internet alertando para uma possível contaminação radioativa do país. O texto pedia a redistribuição em massa do alerta.

A mensagem, indicada como proveniente da BBC Flashing News, dizia que, em caso de chuva, os moradores deveriam ficar em casa nas primeiras 24 horas, com portas e janelas fechadas. O texto ainda alertava para uma proteção especial do pescoço para resguardar as glândulas da tireóide - as primeiras a serem atacadas pela radioatividade. Conforme a mensagem, a mudança dos ventos levaria a radiação primeiro para as Filipinas.

Tudo indica que os cidadãos chineses ficaram de fora de tal corrente, pois as mensagens foram enviadas apenas em inglês. Não há posts em blogs e fóruns a respeito da mensagem.

O governo chinês não se pronunciou a respeito, em conformidade com a política de "abafamento" de "alertas" que possam causar distúrbio social. Blogs e revistas locais, publicadas em inglês, passaram a alertar no final desta tarde para a possibilidade de o caso não passar de um trote, visto que as investigações não apontam para a dispersão das partículas radioativas, o que deu início a uma nova série de mensagens em cadeia.

De acordo com as autoridades que investigam a explosão da usina de Daiichi, ainda não há indícios de que os países vizinhos corram risco. O raio de quarentena está fechado em 30 km, o que exclui a possibilidade de contaminação em demais países asiáticos.

O Conselho de Energia Atômica de Taiwan está monitorando os níveis de radiação no Japão. O Diretor do Departamento de Regulação Atômica do Conselho, Hsu Ming-te, avaliou ser improvável a contaminação da ilha por causa da direção em que sopram os ventos.

Autoridades do Sul da China estão examinando produtos alimentícios importados do Japão. O Ministério do Meio Ambiente chinês anunciou nesta manhã que seus três reatores nucleares não haviam sofrido danos, e que detecção de componentes radioativos no país não indicava sinais de anormalidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Terra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário