Entendendo as grandes quedas das Bolsas depois do desastre no Japão

Publicado em 16/03/2011 09:13
Seguradoras e Fundos, principalmente os japoneses, precisam liquidar suas posições de ações e de commodities para fazer caixa a fim de honrar as pesadas indenizações a que serão submetidas, enquanto os preços ainda estão altos. Esta é a principal razão da queda das cotações, tanto das Bolsas de Ações como das de Mercadorias ao redor do Mundo. Como efeito cascata, o dólar se elevou, porque é um dos ativos mais demandados nestas ocasiões, mas, assim, retira a competitividade do trigo americano nas negociações internacionais, também pressionando os preços para baixo. Também pesa o sentimento geral de que a economia japonesa, terceira maior do mundo, deverá se recuperar num ritmo lento, arrastando consigo quase toda a economia mundial, que passa a dispor de menos dinheiro e a comprar menos. Não se descarte também os problemas por que passa outro item importante da economia mundial o petróleo, que também está freando investimentos e compras.

Do lado fundamental o relatório sobre as condições do trigo americano indicou uma pequena melhora na safra do Kansas, onde ao percentual de bom/excelente passou para 26%, contra 26% da semana anterior e contra 63% na mesma semana do ano passado. Em Oklahoma a melhora foi de 5% para 27% de trigo bom/excelente. Não há chuvas programadas para as áreas plantadas com trigo de inverno nos Estados Unidos para esta semana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário