Dilma diz que Brasil precisa ser autossuficiente em fertilizantes

Publicado em 18/03/2011 08:52
A presidenta da República, Dilma Rouseff, afirmou nesta quinta-feira (17) que o Brasil irá perseguir a autossuficiência na produção de fertilizantes, insumos essenciais na produção agrícola e que influenciam diretamente no preço dos alimentos que chegam aos consumidores brasileiros. Dilma informou que será explorada a reserva de potássio localizada na Amazônia, de propriedade da Petrobras. A reserva é considerada uma das maiores do mundo, segundo Dilma.

“Nos queremos ser autossuficientes em fertilizantes. É um absurdo importar 60% [do consumo interno] por que vamos ficar na mão sempre de oscilações muito grandes do mercado. Vai ter momentos que eles [os fabricantes de fertilizantes] vão cobrar de nós preço de ouro”, disse ela em discurso na cidade mineira Uberaba, acrescentando que o Brasil irá investir cerca R$ 11 bilhões na área de fertilizantes. A presidenta lembrou que durante a crise financeira mundial de 2008, que provocaram a alta dos preços dos alimentos, o governo tomou a decisão de aumentar a produção brasileira de fertilizantes.

Na cerimônia em Uberaba foi assinado um protocolo de intenções entre a Petrobras, o governo Minas Gerais e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para a construção de uma fábrica de amônia na cidade. Assim como o potássio, a amônia é usada para a produção de fertilizantes e, com a fábrica, a intenção é reduzir a necessidade de importação de amônia, que atualmente vem, principalmente, de Trinidad e Tobago e da Venezuela.

A estimativa da Petrobras é que a fábrica produza 520 mil toneladas de amônia por ano, tornando a região do Triângulo Mineiro o principal polo de fertilizantes fosfatados do país, para que atenda a demanda dos estados de Mato Grosso, Goiás e parte de São Paulo.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA