Japão alerta operadora de Fukushima sobre dados errados de radiação

Publicado em 28/03/2011 08:16
O chefe da secretaria de Gabinete do Japão, Yukio Edano, disse ter orientado a Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, a evitar a divulgação de dados errados relativos ao vazamento de radiação.

Ontem, a empresa retificou um anúncio feito anteriormente sobre os níveis de radiação no vazamento de água do reator 2, alegando que a análise da água estava incorreta.

Edano observou que as análises de radiação servem de base para garantir a segurança na planta, onde trabalhadores se esforçam para resfriar os reatores e outras máquinas, e pediu que a Tepco dê respaldo adequado aos funcionários.

O porta-voz do governo japonês fez menção ainda a uma matéria que relata que alguns residentes estão voltando para suas casas em áreas dentro de 20 quilômetros da usina, apesar de essas zonas estarem sob alerta para esvaziamento.

Edano insistiu que os moradores não entrem na área delimitada por uma questão de segurança uma vez que existe a possibilidade de contaminação radioativa.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA