Japão: vazamento em estruturas de contenção é altamente possível

Publicado em 29/03/2011 09:59 191 exibições
As barras de combustível nos reatores número 1, 2 e 3 na usina nuclear destruída pelo terremoto no nordeste do Japão estão danificadas e existe uma alta possibilidade de haver algum vazamento de suas estruturas de contenção, disse nesta terça-feira a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão.

Autoridades estão tentando esfriar os reatores para impedir uma catástrofe nuclear na usina Fukushima Daiichi, operada pela Tokyo Electric Power Co., depois que o complexo foi atingido por um terremoto e tsunami massivos em 11 de março.

Plutônio em usina no Japão equivale a teste nuclear, diz agência

A quantidade de plutônio detectada na usina nuclear danificada pelo terremoto no nordeste do Japão é semelhante àquela que resultaria de um teste nuclear, mas no é prejudicial à população, disse nesta terça-feira a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão.

As autoridades pareciam estar gradativamente colocando a usina Fukushima Daiichi sob controle, mas no mais recente golpe às esperanças, a operadora da usina Tokyo Electric Power Co informou que plutônio foi encontrado em índices de baixo risco em duas das cinco amostras do solo no local.

Fonte:
Reuters

0 comentário