Conab comercializa mais de 184 mil toneladas de produtos nesta quinta-feira

Publicado em 30/03/2011 17:40

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai comercializar 184,5 mil toneladas de milho, arroz e sisal, nesta quinta-feira, 31 de março.
No caso do milho, serão duas operações de Valor de Escoamento do Produto (VEP), que venderão, ao todo, 51,2 mil t de grãos, todos provenientes de Mato Grosso.

Poderão participar desses leilões avicultores, suinocultores, bovinocultores de leite, cooperativas de criadores de aves, de suínos e de bovinos de leite, indústrias de ração para avicultura e suinocultura e indústrias de insumo para ração animal. Todas devem estar estabelecidas exclusivamente nas regiões Norte, Nordeste, Norte do estado de Minas Gerais e nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Já o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) vai negociar 130 mil t de arroz em casca, safras 2010/2011. Deste total, 100 mil t são do Rio Grande do Sul; 10 mil t, de Santa Catarina; 10 mil t, do Mato Grosso do Sul; e 10 mil t, do Paraná. Indústrias de beneficiamento ou de transformação e comerciantes estão aptos a participar do leilão. Os participantes não podem ser das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e dos estados de Tocantins, Rondônia e Pará. Também estão fora países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.

Outra operação de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) comercializará 3,2 mil t de sisal bruto da safra 2010/2011 – com 3 mil t da Bahia, 150 t da Paraíba e 100 t do Rio Grande do Norte. Poderão participar deste leilão indústrias de beneficiamento e comerciantes que não sejam dos estados produtores da fibra a ser vendida nesta quinta-feira. O valor será pago ao participante que comprovar a compra do produto de produtor rural e/ou sua cooperativa por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal.

Balanço
Em 2011, já foram realizados:
- oito leilões de VEP de milho, com a comercialização de 208,5 mil t
- quatro leilões de PEP de arroz, com a comercialização de 296,6 mil t
- oito leilões de PEP de sisal, com a comercialização de 21,6 mil t

Saiba mais
Valor de Escoamento de Produto (VEP) – É um leilão de venda de estoque público. Neste caso, o governo paga um determinado valor ao produtor para que o produto seja escoado para uma região com dificuldade de abastecimento.

Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) - O governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento. Este instrumento desonera o governo da obrigatoriedade de comprar e estocar o produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário