AIEA aponta alta radiação fora da área de exclusão de usina no Japão

Publicado em 31/03/2011 08:21
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apontou altos níveis de radiação fora da zona de exclusão da usina nuclear japonesa de Fukushima e aconselhou o governo do Japão a analisar a situação com cuidado.

O organismo detectou níveis duas vezes maiores do que seu critério em um povoado a 40 quilômetros da planta nuclear. Foi estipulado um raio de 20 quilômetros em torno da usina de Fukushima para a retirada de moradores e um alerta para uma área de 20 quilômetros a 30 quilômetros da instalação para a saída voluntária dos habitantes.

A AIEA disse que seus especialistas mediram os níveis de iodo-131 e césio-137 no solo ao redor da usina entre os dias 18 e 26 deste mês. A medição realizada no povoado de IItate, a 40 quilômetros a noroeste do complexo nuclear de Fukushima, foi o dobro do critério operacional do organismo para a retirada de pessoas.

O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, disse a jornalistas ter sido notificado das descobertas da AIEA e que os níveis de radiação em Iitate não vão ter impacto imediato na saúde, mas podem ser prejudiciais às pessoas se houver exposição por um longo período. Acrescentou que o governo vai acompanhar o efeito de longo prazo e tomar as medidas necessárias.

As informações são da TV japonesa NHK.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar