Brasil rechaça controle de preços de alimentos

Publicado em 01/04/2011 08:15
O governo brasileiro busca construir um consenso no bloco dos países que integram o Mercosul para rechaçar o controle sobre o preço dos alimentos. A rejeição à tese levantada pelo governo francês foi levada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, ao Conselho Agropecuário do Sul (CAS), reunido na capital da Argentina nesta quinta-feira, 31 de março.

"O Brasil não aceita a tese de que seja possível regular os preços das commodities com intervenções bruscas no mercado ou criando estoques de alimentos. Os preços (dos alimentos) só sofrerão menor impacto se aumentarmos a oferta de produtos agropecuários", disse Wagner Rossi. "Não se pode punir os produtores dos países emergentes porque eles conseguem entregar seus produtos com mais eficiência e a preços competitivos".

A volatilidade no mercado de alimentos será um dos temas a serem discutidos pelo chamado G20, o grupo dos países mais ricos do mundo, durante reunião em Paris, no final de junho. A tese do controle está sendo defendida publicamente pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy. A expectativa de Rossi é que os outros cinco países que integram o Conselho Agropecuário do Sul – Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai – mostrem-se sensíveis ao tema e rechacem a proposta francesa.

"Durante anos, os preços dos alimentos permaneceram deprimidos e nenhum dos grandes países nos procurou para tratar do assunto. Agora, quando os preços estão altos, querem punir aqueles que vêm fazendo o seu melhor? Não dá para aceitar", comentou. "Isso é para ser visto no mínimo com desconfiança". Rossi concedeu entrevista coletiva ao lado do ministro da Agricultura da Argentina, Julian Domínguez.

O brasileiro comentou que fora da América Latina são poucos os países que podem contribuir nos próximos anos para ampliar a oferta de alimentos. "Por isso, insisto: os preços só baixarão com aumento de produção. Qualquer outra proposta para diminuir preços é manipulação", disse.
De acordo com Rossi, Brasil, Argentina e Uruguai são alguns dos grandes fornecedores mundiais de alimentos e têm posição semelhante quanto à tese do controle de preços. Mas ainda não há consenso, inclusive por parte de outros vizinhos, que dependem das importações para o abastecimento de seus mercados internos de alimentos.

Além de Rossi e Domínguez, participam da reunião do conselho os ministros Nemesia Achacollo (Bolívia), José Antonio Galilea (Chile) e Enzo Cardozo (Paraguai). O vice-ministro de Agricultura do Uruguai, Daniel Garín, representou o titular, Tabaré Aguerre, que não pôde comparecer ao encontro. Também acompanhou os debates o diretor geral do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), Víctor Villalobos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Manfio Jr. Assis - SP

    porque o sarkozy não vai cuidar da mulherzinha dele! é um retardado, só porque o brasil tá virando uma potencia setima economia do mundo e em breve sera a quinta,maior seleiro agricola,potencia energetica petroleira e biocombustiveis o cara quer cortar nossas asinhas colocar regras para não ter oscilação de preço nas commodities é loucura total era só o que faltava,ainda se travasse os custos ,mas no brasil os insumos almentam de preço só porque nos estamos colhendo uma safra boa ou aumentando area plantada ou consumindo mais,etc...

    0