Produtores de Guarapuava chegam a Brasília para mobilização pela alteração do Código

Publicado em 05/04/2011 08:57
Produtores rurais de Guarapuava, Candói e Cantagalo chegaram na manhã desta terça-feira, 05, em Brasília, para a manifestação pacífica que visa a alteração do Código Florestal Brasileiro.

Mais de 15 mil produtores rurais brasileiros participam do evento em frente ao Congresso Nacional. Uma tenda foi armada na Esplanada dos Ministérios e a programação prevê toque de berrantes, missa campal, um abraço simbólico ao Congresso e visitas nos gabinetes dos deputados.

O objetivo é sensibilizar os deputados federais para a urgência da votação da modernização do Código Florestal, proposta do deputado Aldo Rebelo.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, os produtores rurais da região lotaram um ônibus e houve lista de espera. “Ficamos muito felizes com o interesse e disponibilidade dos nossos associados para fazer uma viagem de 50 horas, entre ida e volta, para mostrar a toda sociedade brasileira que a alteração do Código Florestal é fundamental para o futuro do país”, destacou.

Se a proposta não for aprovada até junho, a produção de alimentos vai diminuir, pois os produtores serão obrigados a recompor a reserva legal e abandonar o cultivo nas áreas atualmente definidas como de preservação permanente. Isso representa um terço de toda a área hoje ocupada com atividade agrossilvipastoril, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Fonte: Sindicato Rural de Guarapuava

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos