Ministro francês critica controle de preço das commodities agrícolas

Publicado em 08/04/2011 07:45
O ministro da Agricultura da França, Bruno Le Maier, esteve reunido ontem (7) com o ministro da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi. Durante a reunião, Le Maier afirmou que o governo francês não defende o controle de preço das commodities agrícolas.

Maier disse que os franceses não concordam com mecanismos de controle de preços das commodities agrícolas. "O controle de preços pode levar a catástrofes. A melhor forma de reduzir a volatilidade dos preços é aumentar a produção", declarou. Le Maire argumentou que a França defende a regulação dos mercados financeiros, e não o controle de preços das commodities "Entendo a preocupação do Brasil, porque a Europa teve esse controle por muitos anos. Mas tanto o Brasil como a França se opõem a qualquer controle de preços", disse o representante da França. "É enorme a responsabilidade política nessa área. Não queremos passar na agricultura o que já enfrentamos com o setor imobiliário", disse Le Maire, referindo-se à crise no setor imobiliário dos Estados Unidos, que explodiu na virada de 2007 para 2008, contaminando economias de todo o mundo. "Se não regularmos o mercado agrícola, será feito o mesmo erro que ocorreu com o mercado financeiro", declarou o ministro francês.

O principal ponto da pauta de discussões entre os dois ministros foi o plano de ação que os franceses levarão à reunião de ministros de agricultura do G-20, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de junho, em Paris.

Le Maire disse que esse plano de ação, dividido em quatro grandes pontos, envolve maior transparência no controle de estoques, mais cooperação entre os países do G-20 na regulação do mercado de produtos agrícolas, apoio a países pobres e, principalmente, combate à especulação nos mercados de alimentos. Rossi disse que o Brasil apoia a proposta e elogiou o fato de a França ter se posicionado contra qualquer mecanismo de regulação de preços agrícolas. Rossi estará presente na reunião do G-20 agrícola

Segundo Le Maire, é necessário construir um novo mecanismo global de maior ajustamento na produção agrícola, pois há perigos eminentes. "Hoje existem dois riscos. O primeiro é o perigo de uma bolha de especulação sobre os produtos agrícolas. O segundo é o risco de uma produção insuficiente, que pode gerar revoltas causadas pela fome", afirmou o ministro francês. Para Le Maire, os países que são os principais produtores mundiais precisam se unir para combater esses problemas, inclusive oferecendo apoio aos países menos desenvolvidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário