Japão expande área de isolamento, novo terremoto atinge país

Publicado em 11/04/2011 09:28
O Japão expandiu nesta segunda-feira a área de isolamento em torno de uma usina nuclear, devido a elevados níveis de radiação acumulada, depois de um novo terremoto atingir o local um mês depois de um tremor e um tsunami gerarem a maior crise nuclear desde Chernobyl.

Um tremor de magnitude 6,6 sacudiu os prédios em Tóquio na noite de segunda-feira, deixando sem luz 220.000 famílias e interrompendo o bombeamento de água usado para esfriar três reatores danificados na usina de Fukushima.

O epicentro do terremoto ocorreu a 88 quilômetros ao leste da usina.

O tremor também forçou os engenheiros a adiar os planos de remover água altamente contaminada perto do reator número 2.

O governo anunciou mais cedo que devido à contaminação por radiação, iria encorajar as pessoas a deixar algumas áreas além da área de exclusão de 20 quilômetros da usina.

Crianças, grávidas e pacientes hospitalizados devem ficar fora em algumas áreas a 20 ou 30 quilômetros do complexo nuclear, disse o secretário-chefe do Gabinete, Yukio Edano.

"Esses novos planos de evacuação visam assegurar a segurança contra os riscos de morar lá por meio ano ou um ano", disse ele, acrescentando não haver necessidade de retirada imediata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário