Brasil precisa fazer mais para conter alta do real, diz BNDES

Publicado em 12/04/2011 14:30
O Brasil precisa fazer mais para impedir o fortalecimento do real porque a valorização da moeda pode causar problemas para a economia, afirmou o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, nesta terça-feira.

Em meio à viagem da presidente Dilma Rousseff à China, em que ela deve manifestar preocupações sobre como importações de produtos baratos da China têm prejudicado a indústria brasileira, Coutinho afirmou que o Brasil deveria buscar soluções próprias em vez de culpar a China.

Para começar a lidar com o problema, o governo precisa trabalhar mais duro para conter a alta do real, afirmou Coutinho. "Temos que utilizar nossas ferramentas disponíveis para mitigar a apreciação excessiva", disse ele. "Eu creio que o Banco Central e o Ministério da Fazenda estão tentando fazer isso e acho que eles deveriam intensificar esse tipo de ação para impedir apreciação excessiva."

O real subiu na semana passada para o nível mais alto contra o dólar desde agosto de 2008, depois que o mercado desconsiderou as últimas medidas do governo para taxar investidores que estão lucrando com o juro de dois dígitos do País. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem tentado conter a contínua alta do real com uma série de medidas, incluindo impostos sobre empréstimos estrangeiros e outros controles de capitais, mas a ameaça de novas medidas parece ter perdido sua força.

Apesar de ser inevitável que investimentos fluam para uma economia em rápido crescimento como a do Brasil, o governo deveria emitir barreiras mais fortes contra dinheiro especulativo, disse Coutinho. "Temos que selecionar os fluxos de capital benignos que ajudam a desenvolver a economia brasileira das atividades especulativas de curto prazo que, de certa maneira, são prejudiciais já que exageram a tendência de valorização da moeda", disse ele.

Outras medidas para melhorar a competitividade brasileira incluem investimento em logística e promocação da inovação, disse Coutinho.

Em 2009, o BNDES recebeu uma linha de crédito de US$ 800 milhões do China Development Bank (CDB), mas Coutinho disse que o banco nunca acessou a linha. "Esse empréstimo de US$ 800 milhões não foi contratado de fato, porque as condições não eram as ideais para nós. Precisamos de prazos muito longos", disse ele. "Temos fontes alternativas de financiamento."

Coutinho acrescentou que a oferta chinesa foi considerada como um gesto amigável e que as discussões continuam sobre termos de financiamento e projetos para qualquer empréstimo do CDB.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário