Demanda global por energia, metais e itens agrícolas supera estoques rapidamente

Publicado em 27/04/2011 16:36
A demanda global por metais, energia e itens agrícolas está superando os estoques "em um nível alarmante, estimulando uma mudança permanente" nos valores dos recursos naturais.

A crescente população mundial, o consumo chinês crescendo frequentemente e a diminuição de terras disponíveis estão reduzindo as reservas de bens finitos.

De acordo com a agência Reuters, o índice CRB de 19 matérias-primas tiveram uma alta de 32% no ano passado, levando os preços dos alimentos ao recorde em fevereiro. Nesta terça-feira (26), o petróleo atingiu sua máxima em 31 meses.

"De hoje em diante, as pressão nos preços e a escassez de recursos será algo permanente em nossas vidas. Isso irá diminuir cada vez mais a taxa de crescimento do mundo desenvolvido e depositar uma severa carga nos países pobres", disse um esrtategista da Grantham.

Ajustados pela inflação, os preços da maior parte das commodities caíram cerca de 1,2% ao longo do último século, antes de se assentarem em 2002. Desde então, esse declínio foi neutralizado por um impulso maior que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

O estrategista da Grantham, disse no entanto, que esse crescimnento "é insustentável. Estatisticamente, a maioria das commodities agora estão muito distantes de suas tendências de queda que ha uma grande possibilidade desta antiga tendência já ter se alterado".

Para o representante, essa mudança de paradigma é o mais importante evento econômico desde a Revolução Industrial.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campos Neto diz que desinflação na China não é relevante para Brasil
Wall Street fecha em alta em meio à expectativa sobre reunião do Fed
Dólar fecha dia estável ante real com mercado à espera de dados e Fed
Wall Street fecha em alta em meio a expectativa com reunião de política monetária do Fed
Dólar à vista fecha em queda de 0,03%, a R$5,1152 na venda