Preço da gasolina deve subir 2,2% em 2011, diz ata do Copom

Publicado em 28/04/2011 11:59
O Banco Central (BC) reavaliou sua projeção para o preço da gasolina neste ano. Na reunião de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) indicou que o combustível não deveria sofrer alterações de preço no ano. No entanto, de acordo com a ata da reunião realizada na semana passada e divulgada nesta quinta-feira, a autoridade acredita agora que o combustível sofra reajuste de 2,2%.

Por outro lado, a expectativa do Copom é de que o preço do gás de botijão não sofra alteração ao longo do ano. As projeções para as tarifas de telefonia fixa e de eletricidade para o acumulado em 2011 também foram mantidas em 2,9% e 2,8%, respectivamente.

O comitê ampliou também sua previsão para os preços administrados por contrato e monitorados. Segundo o cenário de referência do BC, esse grupo de itens deverá subir 4,3% no ano - ante projeção de alta de 4% de março. Para 2012, a projeção para o conjunto de preços administrados passou de 4,3% para 4,4%, levando em conta o cenário de referência atual.

Na reunião da última semana, os membros do Copom decidiram elevar a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual para 12%, por cinco votos a dois. A ata afirma que o cenário prospectivo para a inflação brasileira não evoluiu favoravelmente desde sua última reunião e que o ciclo de aperto monetário deverá ser "suficientemente prolongado".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Terra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário