Bolsas asiáticas fecham em baixa por mineradoras

Publicado em 03/05/2011 09:13
As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, com a queda das commodities pressionando companhias de mineração, enquanto o dólar da Austrália se depreciava depois que o banco central do país manteve o juro básico.

Uma série de dados nesta semana ajudará a medir a força da economia mundial, com foco especial nos números da geração de emprego nos Estados Unidos, que serão divulgados na sexta-feira.

"Todos estão aguardando para ver como as incertezas macroeconômicas se resolverão nas grandes economias", disse Yang Jun, analista da China Futures Co.

O índice acionário da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,42 por cento às 7h39 (horário de Brasília). O mercado japonês estava fechado para um feriado público.

O dólar australiano saiu da cotação de 1,10 dólar, a máxima em 29 anos, para operar em torno de 1,09 depois que o BC da Austrália manteve a taxa básica de juros, como o esperado.

O petróleo, ativo mais sensível a riscos geopolíticos, caiu quase meio ponto percentual, mas continuava cerca de 2 dólares acima da mínima atingida segunda-feira, com a notícia de que forças dos EUA mataram Osama bin Laden no Paquistão.

Embora a morte de Bin Laden possa reduzir a ameaça de militantes islâmicos aos EUA no longo prazo, o potencial de ataques de retaliação no curto prazo dará suporte aos preços do petróleo, segundo analistas.

A desvalorização de metais básicos pressionou as ações de companhias mineradoras. BHP Billiton perdeu 1,4 por cento e Rio Tinto perdeu 0,7 por cento.

O índice de Seul caiu 1,27 por cento. Em Hong Kong, o mercado perdeu 0,37 por cento e a bolsa de Taiwan recuou 0,69 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai destoou ao subir 0,71 por cento. Cingapura encerrou em baixa de 0,83 por cento e Sydney fechou com perda de 0,84 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário