Inflação em SP dobra em abril, alimentos pesam

Publicado em 03/05/2011 09:24
A inflação ao consumidor em São Paulo dobrou em abril, exatamente em linha com a previsão do mercado, em razão de uma aceleração de preços em seis dos sete grupos que compõem o índice, com destaque para alimentos e combustíveis.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,70 por cento em abril, ante 0,35 por cento em março, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira.

Analistas consultados pela Reuters estimavam uma taxa de 0,70 por cento, de acordo com a mediana de 11 respostas que oscilaram de 0,65 a 0,71 por cento.

Os custos do grupo Alimentação subiram 0,46 por cento nesta leitura, ante 0,09 por cento na anterior. Os de Transportes aceleraram a alta para 1,44 por cento, contra 1,04 por cento, refletindo sobretudo o reajuste dos combustíveis.

Os preços de Vestuário registraram elevação de 0,68 por cento em abril, comparado a 0,02 por cento em março. Os de Saúde avançaram 1,55 por cento agora, contra 0,60 por cento antes, enquanto os de Despesas pessoais tiveram aumento de 0,85 por cento nesta leitura, contra 0,20 por cento.

Já os preços de Educação subiram um pouco menos, em 0,04 por cento em abril, após 0,13 por cento em março.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar