Brasília: Deputado pede votação do Código Florestal para evitar retirada de produtores de RO

Publicado em 03/05/2011 14:16
O deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) criticou há pouco as ações realizadas pela Polícia Federal, pelo Ibama e pela Força Nacional Segurança Pública em Rondônia. “O povo do meu estado não aguenta mais a devassa que está sendo feita”, disse Capixaba, em reunião do Grupo de Trabalho do Código Florestal.

Ele afirmou que há 30 anos o poder público convidou pequenos produtores a ocupar a região para ajudar no desenvolvimento do estado. “Hoje, no entanto, esses produtores estão sendo punidos por terem desmatado a mata nativa para plantar”, afirmou o deputado, que defende a votação da proposta do novo Código Florestal (PL 1876/99 e outros) nesta quarta-feira (4).

A deputada Luci Choinacki (PT-SC), por sua vez, disse que o novo Código Florestal precisa tratar de maneira diferenciada o produtor de alimentos, as comunidades quilombolas e os agricultores familiares. "Precisamos entender que os produtores de Pinus devem ter tratamento diferenciado do agricultor que planta alimentos", afirmou.

Antes de encerrar a reunião, o coordenador do Grupo de Trabalho do Código Florestal, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), atendeu a pedido do deputado Ivan Valente (Psol-SP) para que seja levado um relatório paralelo preparado por ele ao deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O grupo de trabalho se reuniu para discutir o novo parecer de Aldo, que é relator do projeto.

Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética