Preços ao produtor têm alta de 0,39% em março

Publicado em 04/05/2011 15:04

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) ficou em 0,39% em março. O resultado é inferior ao registrado em fevereiro, 0,60%, mas supera o verificado no mesmo período do ano anterior (-0,16%).

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano o indicador acumula alta de 1,40%. Nos últimos 12 meses, a elevação acumulada chega a 6,8%.

O IPP mede a evolução dos preços de produtos na saída das fábricas, sem a incidência de impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação.

Segundo o levantamento, na passagem de um mês para outro houve alta de preços em 11 da 23 atividades pesquisadas. As maiores elevações foram observadas em impressão (5,35%), refino de petróleo e produtos de álcool (1,99%), calçados e produtos de couro (1,86%) e têxteis (1,41%). Por outro lado, houve queda em alimentos (-0,59%) e veículos automotores (-0,09%).

O documento aponta ainda que a principal pressão para o resultado de março partiu dos reajustes de preços em refino de petróleo e produtos de álcool, com contribuição de 0,22 ponto percentual. Em seguida, aparecem outros produtos químicos, que responderam por 0,15 ponto percentual da taxa global.

O IPP é um índice novo que está sendo divulgado pela segunda vez pelo IBGE, embora seja pesquisado desde janeiro de 2010. A coleta de dados para a composição do IPP é feita via internet, mensalmente, por meio de questionários com 1,4 mil empresas, que respondem sobre 320 produtos selecionados, gerando 5 mil cotações.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar
Wall St amplia ganhos com esperanças de cortes de juros