Emprego nos EUA e alta em commodities aliviam pressões na Ásia

Publicado em 09/05/2011 08:09
 Números do mercado de trabalho dos Estados Unidos melhores que o esperado e a recuperação de preços em commodities minimizaram as pressões negativas sobre os negócios nas bolsas da Ásia nesta segunda-feira. O mercado, entretanto, mantém a cautela diante da crise na Europa, que ganhou novos contornos nesta semana com comentários de que a Grécia pode deixar a zona do euro.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,76%, para 23.336 pontos. As ações da PetroChina avançaram 1,72%Bolsas da Ásia, Nikkei 225, S&P/ASX 200 nesta sessão, enquanto os papéis da petrolífera CNOOC ganharam 1,78%. Em Xangai, o Shanghai Composite teve valorização de 0,30%, aos 2.872,46 pontos, e em Taipé, o Taiwan Taiex avançou 0,65%, para 9.035,48 pontos.

Na bolsa de Tóquio, o Nikkei 225 caiu 0,66%, para 9.794,38 pontos, levado pelos temores dos investidores de que a crise nuclear em Fukushima provoque escassez de energia no Japão. Em Seul, os receios quanto à possibilidade de alta nos juros básicos da economia sul-coreana provocaram queda de 0,39% no índice Kospi, que fechou aos 2.139,17 pontos.

Sustentado por bancos e mineradoras, o S&P/ASX 200, da bolsa de Sydney registrou 0,29% de valorização neste pregão, marcando 4.756,80 pontos. As ações da BHP Billiton ganharam 0,38% e as da Rio Tinto, 0,55%.


Bolsas da Ásia têm alta puxada por commodities

HONG KONG - As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, puxadas pela valorização das commodities após dados positivos sobre geração de emprego nos Estados Unidos, mas os ganhos dos mercados da região podem ser limitados por realizações de lucros.

A contratação nos EUA atingiu o maior nível em cinco anos no mês passado, segundo um relatório divulgado na sexta-feira, ajudando o dólar ante o euro e fazendo commodities como a prata e o petróleo recuperarem parte das quedas recentes.

"Com certeza, sexta-feira pareceu ser o fim da liquidação de pânico", disse um operador de metais de banco australiano em Sydney.

Neste pregão, o cobre, o trigo e o petróleo subiram, com o último impulsionado pela intensificação dos conflitos na Líbia. A alta das commodities também deu força aos mercados.

O índice da bolsa de Sydney encerrou com ganho de 0,3 por cento e a bolsa de Hong Kong subiu 0,76 por cento, puxada pelos setores bancário e de energia. O índice de Tóquio fechou em baixa de 0,66 por cento.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão chegou a subir 1 por cento, mas perdeu força e, às 8h02 (horário de Brasília), avançava 0,47 por cento. Na semana passada, o índice caiu quase 3 por cento.

A China divulga dados da inflação para abril nesta semana. Economistas ouvidos pela Reuters preveem que o número ficará um pouco mais baixo, por conta da queda dos preços de alimentos.

A bolsa de Xangai ganhou 0,30 por cento e o mercado em Taiwan avançou 0,65 por cento nesta segunda-feira. Cingapura encerrou em alta de 1,21 por cento. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online/Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário