Índice Ceagesp cai 1,13% em abril

Publicado em 09/05/2011 17:51
As principais quedas foram registradas nos preços no atacado de frutas, legumes e verduras comercializados pela companhia, principalmente, ervilha, vagem e laranja lima
- Pela primeira vez no ano, o Índice Ceagesp, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, apresenta retração de 1,13% nos preços no atacado dos principais produtos comercializados na companhia. Os setores de frutas, legumes e verduras registraram baixas, e apenas pescados e diversos contabilizaram altas nos preços praticados. No ano, o índice acumula alta de 8,06%.
 “Esperávamos quedas de preços ainda mais acentuadas, principalmente, nos setores de legumes e verduras. No entanto, as atípicas chuvas de granizo ocorridas em meados de abril em importantes regiões produtoras do cinturão verde paulista, como Ibiúna, Piedade, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Guararema, acarretaram a redução do volume ofertado e prejudicaram a qualidade dos produtos comercializados nesses setores”, analisa o economista da Companhia Flávio Godas.
 A queda nos preços de legumes foi de 4,91%. As principais reduções de preços foram da ervilha torta (-50,3%), da vagem (-31,6%) e do chuchu (-23,5%). As altas ficaram por conta da berinjela (32%), do pimentão vermelho (57%) e do pimentão amarelo (64,7%). Já o setor de verduras registrou queda de 2,57%. As principais baixas foram as do milho verde (-19,3%), do brócolis ninja (-16,7%) e da couve-flor (-17,9%).
As elevações foram da cebolinha (13,2%), da couve
(14,6%) e da acelga (13,7%).
 “Com a normalização da oferta, os preços dos setores de verduras e legumes devem apresentar forte retração em meados de maio, época de redução no consumo de boa parte dos produtos, principalmente das folhas”, prevê Godas.
 O setor de frutas também registrou queda nos preços, com a retração de 1,19%. Laranja lima (-35,3%), atemoia
(-25,3%) e o abacaxi havaí (-18%) foram as principais baixas, e os aumentos nos preços foram da melancia (23,8%), do maracujá (18,7%) e da uva itália (17%).
 Somente os setores de diversos (4,27%) e de pescados (0,75%) apresentaram elevação nos preços. As principais altas no item diversos foram do coco seco (37,6%), dos ovos (8,96%) e da batata lisa (7,51%). As quedas foram do amendoim (-3,12%) e da cebola nacional (-1,64%). “O setor de diversos apresentou, no primeiro trimestre, preços muito próximos aos de custo.
Assim, a recuperação de preços, principalmente da batata e da cebola é esperada no setor, que deve continuar registrando alta”, afirma o economista da companhia.
 Com relação aos pescados, as principais altas foram do robalo (10,1%), da tainha (10,5%) e do pintado (18,9%). As baixas mais acentuadas foram da pescada (-8,2%), do polvo (-13%) e da cavalinha (-6,5%). “Os pescados, mesmo com a elevação acentuada no consumo em função da Semana Santa, não registraram aumentos de preços expressivos em abril.
Passada a época de demanda aquecida, a expectativa é de ligeira queda nos preços”, antecipa Godas.
 Saiba mais
 O Índice Ceagesp é um indicador de
variação de preços no atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e diversos. Os itens da cesta foram escolhidos pela importância dentro de cada setor e ponderados de acordo com a sua representatividade. O indicador, divulgado mensalmente, foi lançado em 2009 pela Ceagesp, referência nacional em abastecimento.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ceagesp

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário