Brasília Urgente: Na tribuna, Aldo Rebelo dedica texto aos agricultores

Publicado em 11/05/2011 22:50
Treze horas e meia após início da sessão, Aldo Rebelo sobe à tribuna e diz que vai livrar produtores rurais da 'tirania' de promotores

Treze horas e meia depois do início da sessão extraordinária do Código Florestal, o relator do projeto, Aldo Rebelo (PCdoB), finalmente subiu à tribuna da Câmara e dedicou seu texto aos agricultores  “pequenos, médios e grandes”. “Os agricultores não precisarão mais se submeter à tirania dos Termos de Ajustamento de Conduta impostos por promotores inexperientes.”

Nas negociações entre o governo e o relator, ficou acertado que serão regulamentadas por meio de decreto federal as áreas de preservação permanente (APPs) situadas à beira de rios, e elas terão de atender a três critérios: ter utilidade pública, interesse social e baixo impacto ambiental. Também foi definido que todas as propriedades de até quatro módulos fiscais ficarão isentas de manter a reserva legal no novo Código Florestal.

A oposição é contra a determinação de regras sobre APPs por decreto e deve apresentar emenda ao texto de Aldo Rebelo.

O relator afirmou que as medidas de proteção ambiental do projeto são as mais ambiciosas do mundo. Segundo Aldo, se adotadas anteriormente em outros países, algumas delas teriam “inviabilizado a civilização”.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve reunida com o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), para conhecer a versão final do relatório. Ela não quis fazer comentários sobre o texto.

O líder do PT, Paulo Teixeira (SP), disse que a oposição indicou que vai apresentar emenda ao projeto para que ele defina as culturas permitidas nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) à beira de rios. Teixeira ressaltou, porém, que o governo está unido para manter o texto negociado com Aldo, segundo o qual a questão das APPs será regulamentada por meio de decreto federal.

O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) confirmou que a base aliada vai fechar com o governo e a votação será realizada ainda na noite de hoje. Heinze disse que o relatório de Aldo representa avanços tanto para o agronegócio como para o meio ambiente. Segundo ele, os avanços obtidos nas negociações são maiores do que o movimento ruralista previa.

Fonte: Agência Câmara + Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética