Relator diz que o novo Código Florestal é de interesse nacional

Publicado em 11/05/2011 23:19 e atualizado em 12/05/2011 01:25

O relator do novo Código Florestal (PL 1876/99), deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apresenta em plenário seu relatório com os pontos negociados com o governo, as lideranças partidárias e os ministros envolvidos no tema.

Ele destaca os pontos vantajosos para o agricultor com a criação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), por meio do qual será evitado o conflito com promotorias do meio ambiente e com a Justiça sobre o uso de áreas de reserva legal. “Quase todos os partidos têm ambientalistas e ruralistas em seus quadros, o que indica que o tema é de interesse nacional e não partidário”, afirmou.

Áreas de preservação
Em relação aos pontos negociados, divulgados tanto pelo relator quanto pelo líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), e outros deputados, o texto permite a manutenção das atividades em áreas de proteção permanente (APPs) se a ocupação estiver consolidada. Entretanto, isso estará condicionado à adesão ao PRA e desde que seja enquadrada como de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto, conforme regulamento a ser elaborado pelo Executivo federal.

Reserva legal
Outro ponto do acordo com o governo permite que, para os imóveis com área de até quatro módulos fiscais, a reserva legal seja constituída com vegetação nativa, existente em 22 de julho de 2008, em percentuais inferiores à regra geral.

Esses percentuais continuam os mesmos previstos no código em vigor. No caso da Amazônia Legal, 80% em imóveis situados em florestas; 35% para os localizados em áreas de cerrado; e 20% nos demais tipos de vegetação.

Zoneamento
Na hipótese de redução da reserva legal em áreas de florestas, de 80% para 50%, se assim for definido pelo Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) estadual, o texto exclui desses casos as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, e também os corredores ecológicos.

Essas exclusões constam do código atual, mas tinham sido retirados das versões anteriores do projeto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário