Canarana pode aumentar em 50% a produção na próxima safra

Publicado em 13/05/2011 10:52

A região de Canarana – localizada no Leste de Mato Grosso, será uma das grandes regiões produtoras do país,  com a inserção de quase três milhões de áreas degradadas para o cultivo de soja e milho safrinha. A declaração  foi dada pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, no Sindicato Rural do município, dentro da programação da 6ª edição do Circuito Aprosoja.  A projeção para próxima safra 2011/2012 é um incremento de 50% na produção. A grande expectativa é em relação à safrinha de milho por conta dos confinamentos do estado de Goiás e região vizinha.

 

“As boas perspectivas da região apontam para uma crescente produção nos próximos anos, devido à grande área de cerrado degradadas que, sem desobedecer à legislação ambiental, possibilita avançar novas áreas produtivas. Os agricultores podem aumentar a produção sem necessidade de desmatamentos, utilizando tecnologia moderna”, destaca o presidente da Aprosoja. No último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o município produziu 403 mil toneladas de soja na safra 2010/2011. A área cultivada foi de quase 200 mil hectares.

 

Os investimentos em logística deverão ampliar as relações comerciais com os principais compradores de grãos do país, liderado pelos chineses e bloco europeu. Como é o caso da rodovia federal BR-242, conhecida como Leste/Oeste, na qual os licenciamentos ambientais já foram liberados. “Vai levar a produção do Oeste e do Norte de Estado rumo aos portos do Pará que estão sendo construídos”, avalia o vice-presidente Leste da Aprosoja/MT, Marcos da Rosa. Ele acredita que a demanda esteja estabelecida num prazo de dois anos com o abastecimento dos estoques provenientes dessas regiões. 

 

Ainda de acordo com Marcos da Rosa, a rentabilidade do município será favorável graças à conclusão das obras da rodovia BR-158, com foco na região Norte de MT. “Trata-se da menor distância junto ao nosso mercado consumidor. É uma posição estratégica de logística para o escoamento da produção agrícola da região”, considera o vice-presidente Leste da Aprosoja/MT. Atualmente a obra está licitada com prazo de entrega para o primeiro semestre de 2012.

 

Outro beneficio para a região é a inauguração das eclusas do rio Tucuruí, localizado no Pará. Segundo Marcos da Rosa, haverá abertura para a navegabilidade do rio Araguaia, distante à cerca de 350 quilômetros da região. “É a única região capaz de tornar a integração lavoura pecuária realidade, graças à inserção de aproximadamente três milhões de hectares para agricultura. Isso não é uma situação fácil nos dias de hoje para Mato Grosso.

Principalmente para uma região que ainda precisa ser beneficiada com vários projetos em logística nos próximos três anos”, justifica o vice-presidente Leste da Aprosoja/MT.

 

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética