G-20 terá pacote contra oscilação de alimentos

Publicado em 16/05/2011 07:28
Começa a tomar corpo um conjunto de medidas que os ministros de Agricultura do G-20 deverão anunciar em encontro nos dias 22 e 23 de junho, em Paris, para aumentar a produção e reduzir a forte volatilidade dos preços dos alimentos, que tem causado turbulências politicas em vários países.

O pacote inclui a criação de um Sistema de Informação dos Mercados Financeiros (AMIS, na sigla em inglês), com mecanismos de alerta e um grupo de resposta rápida a ser acionado em tempos de crise para restringir as oscilações. Também está prevista a criação, até o fim deste ano, de um "pequeno estoque estratégico de reservas de alimentos para emergência" destinado a ações humanitárias em países pobres, para superar turbulências nos mercados internacionais com duração de 30 a 90 dias, conforme apurou o Valor.

Os investimentos para apoiar a expansão da produção agrícola em países em desenvolvimento são estimados em US$ 83 bilhões por ano. O G-20, ao contrário do antigo G-8 (formado só por países ricos), não pretende anunciar pacotes financeiros. Mas durante o encontro de Paris a ideia é que o Banco Mundial e outras instituições multilaterais confirmem o aumento de empréstimos e doações, além de instrumentos financeiros para proteger agricultores de fortes oscilações de preços.

Também deverá ser anunciado um projeto para pesquisas coordenadas - para melhorar a eficiência da produção de trigo, por exemplo -, encarada por negociadores como o início de um processo de cooperação internacional sem precedentes na área agrícola.

Em reunião preparatória envolvendo vice-ministros, na semana passada na capital francesa, constatou-se que a experiência da crise dos preços de alimentos de 2007-2008 e a atual volatilidade excessiva no mercado agrícola expuseram enormes fragilidades no que se refere a informações agrícolas globais e a uma resposta coordenada.

Com a criação do Sistema de Informação dos Mercados Agrícolas, os países do G-20 vão se comprometer a dar informações corretas e atualizadas sobre produção de alimentos, consumo e estoques. Organizações internacionais vão monitorar e analisar o desenvolvimento dos mercados e colaborar para a segurança alimentar. Um fórum de respostas rápidas conferirá coerência e rapidez nas respostas às crises.

Por sua vez, o "pequeno estoque de reserva de urgência" será criado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) para ações humanitárias nos países pobres, e não para intervenção nos mercados agrícolas internacionais. Um relatório de oito organizações internacionais, incluindo OCDE, FAO e Unctad, expõe que a criação de grandes reservas internacionais de commodities têm custos elevados e são ineficientes, argumentos que enterram de vez a ideia francesa de se estabelecer estoques regionais ou global.

O PAM até agora não apresentou ao G-20 a proposta e detalhes sobre a montagem e o custo do estoque de reservas de emergência. Como os preços de alimentos são altamente politizados e operações com as reservas não são independentes de influências políticas, será definido um código de conduta para a gestão "responsável" dessas reservas. Elas serão vinculadas aos sistemas de alerta de crise, com tamanho e localização cuidadosamente definidos.

Relatório de organizações internacionais destaca que os mesmos fatores que causam maior demanda por alimentos - crescimento da população, mais demanda por proteína animal, urbanização, e biocombustíveis - continuarão pressionando os preços no futuro. Considera que uma solução no longo prazo será aumentar a produtividade e a resistência das agriculturas dos países em desenvolvimento e sugerem várias reformas, como nas políticas de biocombustíveis, afim de reduzir os mandatos do uso de etanol quando os preços de alimentos estiverem altos demais - e, ainda, a redução das restrições nas exportações agrícolas.

Os ministros do G-20 dificilmente vão se pronunciar claramente sobre esses temas. Também não há dúvida de que investimentos em derivativos nos mercados de commodities aumentaram fortemente, mas as divergências continuam sobre o papel da especulação financeira como motor da alta e da volatilidade.

A delegação brasileira foi chefiada pelo ministro Luis Antonio Balduíno Carneiro, do Itamaraty. Entre outras formas de apoio para países pobres examinadas pelo G-20, está uma plataforma de desenvolvimento da agricultura tropical baseada na experiência brasileira da Embrapa na África. Outra prevê estímulos a compra da produção de pequenos agricultores para merenda escolar, também baseada no modelo brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário