TO quer manter índice recorde de vacinação

Publicado em 16/05/2011 08:28
Depois de atingir a taxa recorde de imunização de 99,5% dos 3,5 milhões de animais em idade vacinal, na campanha do ano passado, Tocantins pretende manter a média na primeira etapa do calendário nacional de vacinação contra a febre aftosa em 2011.

Desde o dia 1º deste mês, cerca de 7,9 milhões de animais do rebanho estadual, independentemente da faixa etária, recebem doses da vacina. A imunização segue até 31 de maio. Depois do encerramento do prazo, os criadores têm até dez dias para entregar a declaração de vacinação num dos 139 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs).

O responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção a Febre Aftosa (PNEFA) no estado, Luis Eduardo Rocha, afirma que a atenção é maior nos sete municípios que integram a zona de proteção - Barra do Ouro, Campos Lindos, Goiatins, Lizarda, Mateiros, Recursolândia e São Félix do Tocantins.

As cidades estão situadas na região que faz divisa com Maranhão e Piauí - estados com status de risco médio para aftosa - e passaram a ser reconhecidas pelo Ministério da Agricultura como livres da doença com vacinação apenas no final de 2010. O restante do Tocantins é classificado como imune à aftosa com aplicação de vacina pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) desde 2000. “Nesses municípios há uma intensificação das vacinações acompanhadas e fiscalizadas pelo serviço oficial”, ressalta Luis Eduardo Rocha.

Para mobilizar os produtores na tentativa de manter o alto índice de vacinação do rebanho, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) criou o slogan “Gado Vacinado: No Tocantins essa moda já pegou”. De acordo com Rocha, antes e durante a etapa de vacinação, também são realizadas palestras e dias de campo direcionados aos pecuaristas.

Na segunda fase da campanha, em novembro, a imunização será parcial, pois somente serão vacinados os animais com até 24 meses de idade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário