Bolsas asiáticas têm queda por aversão a risco

Publicado em 16/05/2011 11:21
As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira e o dólar se fortaleceu, com preocupações crescentes sobre uma possível reestruturação de dívida na zona do euro fazendo investidores reduzirem a exposição a risco. O índice que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caiu 1,53%, ampliando o declínio acumulado nas últimas duas semanas. Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,94%, com os bancos registrando as maiores perdas. A bolsa da Austrália recuou 1,3%.

Tendo subido mais de 4% em menos de duas semanas, o dólar ampliou a valorização com a ajuda das oscilações violentas das commodities e dos problemas da zona do euro. A demanda menor por ativos mais arriscados também estava evidente nos mercados de commodities e nas moedas asiáticas, que perdiam valor enquanto ativos considerados mais seguros avançavam, como os títulos do Tesouro dos Estados Unidos e os bônus japoneses.

Os mercados de ações de Hong Kong e Jacarta lideraram as perdas na Ásia, com um desmonte de posições em ativos ligados a recursos naturais. As ações da Whitehaven Coal desabaram cerca de 12%. A companhia cancelou uma venda depois que um leilão de cinco meses não conseguiu encontrar um comprador no preço certo.

Mesmo enquanto autoridades da zona do euro buscam evitar uma piora da crise de dívida, uma complicação para os mercados financeiros nesta semana é a prisão por assédio sexual do diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn.

O índice de Seul caiu 0,75%. Em Hong Kong, o mercado recuou 1,36% e a bolsa de Taiwan perdeu 1,05%, enquanto o índice referencial de Xangai teve baixa de 0,77%. Cingapura encerrou em queda de 0,86%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário