Alemanha cobra mais cooperação do Brasil

Publicado em 17/05/2011 07:58
Para o Ministério da Agricultura alemão, setor produtivo brasileiro precisa observar restrições para, então, ampliar comércio com a Europa.
Economia mais forte da União Europeia, a Alemanha decidiu colocar na mesa das negociações comerciais entre o Brasil e o bloco econômico a ampliação de suas exportações ao país sul-americano. Além disso, pede atenção a exigências europeias de padrão – que envolvem atenção ao ambiente e à segregação de grãos convencionais e transgênicos – para dar abertura maior aos produtos brasileiros. A posição de parceria e cobrança foi manifestada pela chefe do Departamento Internacional do Ministério da Agricultura, Nutrição e Proteção do Consumidor, Birgit Risch, em entrevista à Expedição Safra.

O Brasil tenta elevar as exportações para a Alemanha e negocia com a União Europeia em duas frentes. Numa delas, quer evitar sua exclusão do Sistema Geral de Preferências Tarifárias (SGP), que cobra menos imposto sobre mercadorias produzidas em países em desenvolvimento. Na outra, precisa defender seus interesses durante a revisão do acordo entre o bloco europeu e o Mercosul, que pode redefinir tarifas e exigências diante de cada produto.

“Os importadores europeus podem optar pela menor tarifa, entre o SGP ou acordo UE-Mercosul. Mas, na modificação de ambos, os produtos brasileiros correm risco de perder competitividade na Europa”, aponta a especialista em comércio exterior da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Patrícia Medeiros.

“A balança comercial do agronegócio é claramente favorável ao Brasil”, argumenta a executiva do Ministério da Agricultura alemão. “O Brasil exporta para a Alemanha produtos agrícolas no valor de cerca de 3 bilhões de euros anuais. Em contrapartida, a Alemanha exporta 100 milhões de euros, ou seja, 30 vezes menos.”

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) brasileiro, a diferença é menor. Em 2010, o Brasil exportou para a Alemanha US$ 2,8 bilhões e importou US$ 370 milhões, informa o mais recente relatório do Mapa. Ou seja, conforme o governo brasileiro, as exportações da Alemanha foram 7,6 vezes menores que as importações diante do Brasil no agronegócio. O país é o quarto principal destino dos produtos do setor (atrás de China, Estados Unidos e Rússia). Na comparação de 2010 com 2009, o Brasil importou 35% mais e exportou 0,4% menos para o mercado alemão.

Para a Alemanha, o potencial de exportação do Brasil não vem sendo 100% explorado. Birgit Rish cita que o país não consegue cumprir as exigências para exportar 10 mil quilos de carne bovina pela Cota Hilton. Outro ponto que a executiva do governo alemão apontou como decisivo para o potencial de exportação brasileiro é a produção de soja convencional longe de áreas de desmatamento. Confira abaixo trecho da entrevista e acompanhe as reportagens sobre o mercado europeu nas próximas edições do Caminhos do Campo.

Expedição chega a centro de decisões da União Europeia

A Expedição Safra percorre, nesta semana, o centro de decisões da União Europeia,Bruxelas, na Bélgica, e visita o país campeão do bloco em produção agrícola, a França. Com uma equipe da Gazeta do Povo e outra da TV Paranaense, o grupo de jornalistas produz reportagens sobre o mercado que mais impõe exigências para a importação de produtos brasileiros com o apoio de técnicos da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Nos últimos dias, foram entrevistados produtores de grãos, leite e carne, executivos dos portos de Hamburgo (Alemanha) e Roterdã (Holanda), além de empresários de companhias de importação de grãos e da indústria do café. Nesta semana, em Bruxelas, serão visitados representantes do Brasil na União Europeia que discutem as questões do agronegócio, bem como diretores do setor que atuam na mesa executiva do bloco econômico, que abrange 27 países. A equipe ouve, ainda na Bélgica, representantes das cooperativas europeias. Na França, o roteiro inclui o Ministério da Agricultura, o Porto de Montoir e fazendas de cereais.

A Expedição Safra 2010/11 começou em setembro do ano passado, percorrendo 12 estados brasileiros – uma vez no plantio e outra na colheita –, Estados Unidos, Argentina e Paraguai. Em sua quinta edição, é a primeira vez que o projeto é estendido à Europa, para abordar as questões que envolvem a ampliação dos negócios agropecuários do Brasil com o velho continente. Ao todo, estão sendo percorridos perto de 60 mil quilômetros de estradas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário