SP: Preços agrícolas sobem 8,28% na segunda quadrissemana de maio

Publicado em 18/05/2011 11:35

O IqPR – Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista, que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 8,28% na segunda quadrissemana de maio, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi puxado pelo índice de preços dos produtos de origem vegetal, que deu um grande salto (12,66%), enquanto o índice de preços dos produtos de origem animal apresentou queda de 2,61%.

Dos 18 produtos levantados, 9 produtos apresentaram alta de preços (7 de origem vegetal e 2 de origem animal), enquanto 10 tiveram queda (6 de origem vegetal e 4 de origem animal). As altas mais expressivas ocorreram nos preços da cana-de-açúcar (25,47%), do feijão (17,38%), da banana nanica (10,13%) e do leite C (5,52%).

Houve um reposicionamento dos preços da cana-de-açúcar (matéria-prima sucroalcooleira), dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Ângelo e José Sidnei Gonçalves. "Os novos preços dos produtos finais (açúcar e álcool) redefiniram o novo patamar de preços da matéria-prima na entrada da nova safra, o que explica o expressivo aumento verificado."

Já o preço do feijão, após um período de acomodação face a entrada concentrada do produto oriundo do plantio tardio da safra das águas, retomou sua tendência de alta, "já precificando a ocorrência de escassez que vigorará até a entrada da colheita dos plantios de inverno". Por sua vez, os preços da banana nanica, que estavam muito baixos desde março, mostram variação dentro do padrão sazonal, com aumento derivado da menor oferta e do incremento de consumo típico do outono.

A proximidade do inverno, com as primeiras manifestações do frio no outono, já sinaliza redução da oferta do leite C, gerando expectativa de elevação dos preços também pressionados pela demanda, explicam os pesquisadores do IEA. "Mesma tendência está indicada para o Leite B."

As quedas mais relevantes apareceram nos preços da laranja para mesa (25,07%), do algodão (14,93%), da carne de frango (9,86%), da soja (5,10%) e do milho (4,81%).

Fonte: Secr. de Agr. de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética