MT: Ministério refaz inspeção em frigoríficos no Estado

Publicado em 20/05/2011 10:27 e atualizado em 20/05/2011 11:38

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vão inspecionar novamente os frigoríficos do Estado. As visitas são uma solicitação do serviço veterinário russo que pediu mais informações do governo brasileiro sobre todas as indústrias de carnes bovina, suína e de aves habilitadas a exportar ao país do Leste Europeu, durante a 5ª Reunião de Alto Nível, realizada em Moscou, entre o vice-presidente, Michel Temer, e primeiro-ministro da Rússia, Vladmir Putin. A vistoria porém, não tem data marcada.

Para o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, o pedido é apenas uma tática dos russos para baixar os valores dos contratos firmados. "É papel do ministério defender os interesses comerciais brasileiros. Com isso, eles vão perceber que contamos com um parque industrial de nível superior a muitos países, respeitando todas as normas". Afirmou que tal expediente já foi utilizado outras vezes. "Depois da renegociação, eles geralmente emitem uma nova nota, informando que todas as indústrias estão em conformidade e retomando a importação".

No Vale do Arinos, região que concentra boa parte do rebanho bovino, os produtores esperam pelo fim do impasse. "A Rússia é um grande mercado consumidor e é nosso interesse manter esta parceria. Os técnicos serão bem-vindos porque não há nada para se esconder", destaca o representante da Acrimat na região, Fernando Conte. Dados do ministério apontam que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo. A expectativa é que o comércio com outros países cresça 2,15% ao ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário