Bolsas asiáticas têm queda acentuada após dados dos EUA

Publicado em 02/06/2011 09:16
As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira, com uma série de dados econômicos fracos dos Estados Unidos reduzindo o apetite por risco antes do relatório de postos de trabalho do país. Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,69%, declínio menor que o tombo de 2,3% registrado pelo índice Standard & Poor's 500, em Nova York.

Números de economias do mundo todo, da China aos EUA, ficaram abaixo das previsões, gerando dúvidas sobre o desempenho de ativos de maior risco, como ações e bônus de alto rendimento, quando o programa de compra de ativos do Federal Reserve (FED, banco central americano) acabar, no fim deste mês.

A incerteza política também pressionou as ações de Tóquio. O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, que enfrentou um voto de desconfiança no Parlamento, disse que renunciará depois de controlar a crise nuclear e resolver outros problemas ligados ao terremoto de março.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,65% às 7h53 (horário de Brasília), com as maiores perdas nos setores de matérias-primas, financeiro e tecnológico. As ações de serviços básicos e telecomunicações - segmentos que tradicionalmente recebem o dinheiro dos investidores em tempos de volatilidade - se valorizaram.

O índice de Seul caiu 1,27%. Em Hong Kong, o mercado retrocedeu 1,58% e a bolsa de Taiwan recuou 0,78%, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 1,40%. Cingapura encerrou em baixa de 0,39% e Sydney fechou em queda de 2,27%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coca-Cola eleva previsão anual por demanda global e preços maiores
Dólar sobe frente ao real antes de feriado e decisão do Fed
Brasil tem desemprego de 7,9% no tri até março, diz IBGE
Minério de ferro tem queda em sessão antes do feriado, mas caminha para ganhos mensais
Israel entrará em Rafah com ou sem acordo de reféns em Gaza, diz Netanyahu