Ministros de Agricultura do G-20 vão aprovar a criação de um novo mecanismo para melhorar informação nos mercados de commodities

Publicado em 06/06/2011 08:05
Os ministros de Agricultura do G-20, grupo das principais nações desenvolvidas e emergentes do mundo, vão aprovar a criação de um novo mecanismo para melhorar informação e transparência nos mercados de commodities, em uma medida bem mais modesta do que aquelas propostas pela Unctad, por exemplo.

O que está em fase final de elaboração é o estabelecimento do Sistema de Informação dos Mercados Agrícolas (Amis, na sigla em inglês), como o Valor já revelou. Sabe-se agora que o foco inicial serão produtos básicos como trigo, milho, arroz e oleaginosas.

A ideia é que o mecanismo forneça dados sobre os mercados agrícolas globais e melhore a coordenação internacional em períodos de crise. A iniciativa é baseada no Joint Oil Data Initiative (Jodi), lançado por diversas organizações internacionais em abril de 2001 em uma tentativa de melhorar o nível de informações sobre o mercado de petróleo.

Os vice-ministros vão fechar o pacote antes da ministerial Agrícola do G-20 prevista para os dias 22 e 23, em Paris. Os mercados de commodities têm sido marcados por enorme volatilidade nos últimos anos, com os preços de alimentos batendo recordes em 2008, depois recuando para voltarem a subir no ano passado.

De acordo com Ken Ash, diretor de Agricultura e Comércio da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mecanismo poderá atenuar a volatilidade se conseguir evitar, por exemplo, decisões erradas sobre aumentar ou reduzir a produção ou o uso de fertilizantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário