BC da China decide por novo aumento no compulsório bancário

Publicado em 14/06/2011 07:42
O banco central da China vai ampliar em 0,50 ponto percentual o depósito compulsório bancário. A medida começa a valer no dia 20 deste mês e representa o sexto aumento na taxa neste ano.

Com isso, a alíquota para as grandes instituições bancárias da China vai para 21,5%, recorde de alta como apontou a agência de notícias chinesa Xinhua.

A notícia foi conhecida pouco depois de o governo apresentar dados de inflação do país.

Inflação ao consumidor na China é a maior em quase 3 anos

O índice de preço ao consumidor na China avançou 5,5% em maio, na comparação com um ano antes. Foi a maior leitura em 34 meses, conforme o Departamento Nacional de Estatísticas do país. Em abril, a inflação tinha sido de 5,3%, no confronto anual.

O porta-voz da entidade, Sheng Laiyun, notou que a economia chinesa "ainda está enfrentando pressões inflacionárias significativas", que vão persistir por algum tempo. Segundo ele, como reportou a agência de notícias Xinhua, o governo deve dar grande importância ao tema.

Os preços dos alimentos tiveram alta de 11,7% em maio, no comparativo com um ano antes, depois de elevação de 11,5% em abril. Os produtos não alimentícios subiram 2,9% no mês passado, perante o calendário anterior, na sequência de incremento de 2,7%.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2011, o indicador de preços ao consumidor na China aumentou 5,2%.

O departamento de estatísticas informou ainda que o índice de preços ao produtor teve ampliação de 6,8% em maio, em relação ao mesmo intervalo de 2010. A taxa coincidiu com aquela verificada em abril, mas ficou acima do esperado por alguns analistas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário