Copom vê inflação melhor, mas reitera ajuste prolongado

Publicado em 16/06/2011 13:53
O Banco Central apontou nesta quinta-feira que o cenário prospectiva para a inflação deu sinais de melhora, mas reiterou que o ajuste da política monetária por "período suficientemente prolongado" é a estratégia mais adequada para cumprir a meta em 2012.

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC ponderou também que o nível de incertezas no ambiente econômico está "acima do usual" e que a demanda interna ainda é robusta.

"O Copom pondera que, embora esteja em curso moderação, em ritmo ainda incerto, da expansão da demanda doméstica, são favoráveis as perspectivas para a atividade econômica", avaliou.

No encontro da semana passada, o BC confirmou as expectativas do mercado financeiro e elevou o juro básico em 0,25 ponto percentual, para 12,25 por cento ao ano.

Pelo cenário de referência, com dólar a 1,60 real e Selic mantida no patamar anterior de 12 por cento, a projeção de inflação em 2011 recuou mas ainda estava acima da meta central de 4,5 por cento. No cenário de mercado, a projeção também caiu mas seguia acima da meta.

Para 2012, a projeção manteve-se estável no cenário de referência e no de mercado, acima do valor central da meta.

O BC elevou sua estimativa de reajuste dos preços de gasolina neste ano para 4,0 por cento, frente a 2,2 por cento na reunião de abril.

Sobre o cenário externo, o Copom citou evidências de moderação das principais economias, mas considera que a influência disso sobre a inflação doméstica é "ambígua".

Na ata, o Copom também apontou que a política monetária é o instrumento mais adequado para evitar que as pressões inflacionárias se prolonguem e reafirmou que o poder dela "vem aumentando ao longo do últimos anos".

"Embora reconheça que outras ações de política macroeconômica podem influenciar a trajetória dos preços, o Copom reafirma sua visão de que cabe especificamente à política monetária manter-se especialmente vigilante para garantir que pressões detectadas em horizontes mais curtos não se propaguem para horizontes mais longos", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário