Euro se desvaloriza ante dólar após impasse sobre Grécia

Publicado em 20/06/2011 09:37
O euro se desvalorizava ante o dólar nesta segunda-feira, com a adiação da próxima parcela de empréstimos para a Grécia prejudicando a confiança sobre a moeda comum europeia, com o mercado de opções e os indicadores técnicos sugerindo uma queda ainda maior. Às 9h11 (horário de Brasília), o euro caía 0,29%, a US$ 1,4233, mas mantinha-se acima de US$ 1,4073, a mínima em três semanas atingida na quinta-feira.

Os ministros das Finanças da zona do euro disseram esperar que os 12 bilhões de euros em empréstimos emergenciais sejam pagos para a Grécia até meados de julho, mas ponderaram que o desembolso depende da aprovação de novas medidas de aperto fiscal pelo Parlamento do país.

"No momento, ainda estamos no limbo - a União Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) parecem ter chegado a um compromisso sobre o envolvimento do setor privado no resgate grego, mas ainda estão exigindo medidas de austeridade que são inaceitáveis para algumas pessoas na Grécia", disse Kit Juckes, estrategista de câmbio do Société Générale.

Os CDS (swaps de default de crédito, em inglês) da Itália dispararam depois que a Moody's colocou a nota de crédito do país em revisão para possível rebaixamento na sexta-feira, citando preocupação com o custo de financiamento do governo italiano por causa da crise grega e impedimentos estruturais para o crescimento.

Um fator que pode dar suporte ao euro no curto prazo, porém, é a reunião de política monetária do Federal Reserve (FED, banco central americano) nesta semana, segundo operadores. Mas nesta sessão as preocupações com a crise de dívida grega persistiam e o dólar subia 0,42% ante uma cesta de moedas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA