É do interesse da Europa encontrar solução para Grécia, diz premiê

Publicado em 20/06/2011 14:54
O premiê da Grécia, George Papandreou, disse que é do interesse da Europa encontrar uma solução para a crise da dívida do país após os ministros europeus das Finanças deixarem em aberto se eles vão conceder aos gregos todos os recursos prometidos no próximo mês sob o acordo de ajuda financeira.

"Estamos determinados como um país, um governo, estar na direção certa com o programa para seguirmos adiante, fazer o que for necessário a fim de colocar o país em uma posição muito mais viável fiscalmente", comentou o premiê em Bruxelas. "Ao mesmo tempo, esperamos que a União Europeia tenha a mesma vontade", emendou.

O líder grego, que enfrenta um voto de confiança amanhã, disse que a Europa deve mostrar "unidade de propósito" para lidar com uma crise que "não alcançou apenas dimensões gregas como dimensões europeias maiores".

Ontem, os ministros das Finanças da Europa disseram que a Grécia deve aprovar leis para cortar o déficit e vender ativos estatais. Eles frearam o desembolso de 12 bilhões de euros.

Jean-Claude Juncker, que lidera o grupo de ministros das Finanças da zona do euro, disse que o premiê grego garantiu a ele que o governo vai fazer o necessário para garantir a entrega da ajuda financeira da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI)."O Parlamento grego tem de saber que isso tem de ser feito", comentou Juncker a jornalistas.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética