Primeiro-ministro grego ganha voto de confiança no Parlamento

Publicado em 22/06/2011 07:31
O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, ganhou o voto de confiança do Parlamento Grego, após receber a maioria dos votos de 155 parlamentares, contra 143 e duas abstenções entre os 300 integrantes da casa.

Com o voto de confiança, Papandreou, que na semana passada havia reformulado seu gabite, após enfrentar um revolta interna de integrantes contrários a um novo pacote de austeridade que reduzirá os gastos do governo e fará com que a União Europeia conceda o montante restante relativo ao pacote de ajuda financeira, saiu vitorioso. Sem tal ajuda, o governo poderia enfrentar uma moratória.

A votação ocorreu em meio a uma discussão acalorada com uma oposição que ao final da sessão se retirou do local. Do lado de fora do parlamento, centenas de pessoas protestavam, com gritos de "ladrões! ladrões!" e outras frases que demonstravam a insatisfação da população com as novas medidas. Os protestantes lançaram lasers de cor verde contra o prédio do parlamento e nos olhos dos policiais que tentavam conter a revolta popular.

Se o parlamento não tivesse concedido o apoio ao primeiro-ministro grego, a Grécia teria de promover eleições antecipadas. Tal medida colocaria o país em situação de descrédito e poderia levá-lo a enfrentar um possível pedido de moratória. O valor a ser recebido pela União Europeia é crucial para manter o país no caminho da recuperação.

Um pedido de default, por outro lado, poderia desatar uma nova tormenta financeira ao redor do mundo, arrastando a Grécia e os bancos europeus a novos sentimentos de medo com relação a um impacto na zona do euro, em especial, em países como Portugal, Irlanda e Espanha.

Antes da votação no parlamento, Papandreou, em discurso à população, disse que "o caminho é difícil, mas há luz no fim do túnel."

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética