EUA e países ricos liberam estoque de petróleo para reduzir preço

Publicado em 24/06/2011 09:22 282 exibições
Estados Unidos e outros 27 países se uniram para liberar estoques de petróleo através da Agência Internacional de Energia. É a primeira vez que as nações fecham esse acordo desde 2005e o objetivo é reduzir os preços do petróleo de forma a sustentar o crescimento econômico global.

O Brent perdeu 6,1% ontem, após a AIE anunciar seu plano e poderá cair para US$ 100 por barril nos próximos três meses. Os países vão fornecer 60 milhões de barris, ou 2 milhões de barris por dia durante 30 dias, a partir do final da próxima semana para compensar dificuldades na Líbia. 

O movimento IEA vem depois da Organização dos Países Exportadores de Petróleo não conseguiram chegar a um acordo sobre os aumentos de produção em uma reunião de 8 de junho em Viena. O Departamento de Energia disse este mês que o consumo mundial de petróleo vai subir 2% este ano. O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse nesta semana que a taxa de desemprego acima de 9% e os fracos índices imobiliários mostram a economia dos EUA pode estar enfrentando fortes "ventos contrários" da estimativa inicial.


"Vemos um aumento sazonal da demanda no terceiro trimestre e ausência da Líbia torna mais difícil de cumprir. Após a reunião da OPEP, a confiança que a demanda poderia ser atendida caiu ainda mais", disse Tobias Merath, chefe de pesquisa de commodities do Credit Suisse AG em Zurique.
Fonte:
Valor Online

0 comentário