EUA e países ricos liberam estoque de petróleo para reduzir preço

Publicado em 24/06/2011 09:22
Estados Unidos e outros 27 países se uniram para liberar estoques de petróleo através da Agência Internacional de Energia. É a primeira vez que as nações fecham esse acordo desde 2005e o objetivo é reduzir os preços do petróleo de forma a sustentar o crescimento econômico global.

O Brent perdeu 6,1% ontem, após a AIE anunciar seu plano e poderá cair para US$ 100 por barril nos próximos três meses. Os países vão fornecer 60 milhões de barris, ou 2 milhões de barris por dia durante 30 dias, a partir do final da próxima semana para compensar dificuldades na Líbia. 

O movimento IEA vem depois da Organização dos Países Exportadores de Petróleo não conseguiram chegar a um acordo sobre os aumentos de produção em uma reunião de 8 de junho em Viena. O Departamento de Energia disse este mês que o consumo mundial de petróleo vai subir 2% este ano. O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse nesta semana que a taxa de desemprego acima de 9% e os fracos índices imobiliários mostram a economia dos EUA pode estar enfrentando fortes "ventos contrários" da estimativa inicial.


"Vemos um aumento sazonal da demanda no terceiro trimestre e ausência da Líbia torna mais difícil de cumprir. Após a reunião da OPEP, a confiança que a demanda poderia ser atendida caiu ainda mais", disse Tobias Merath, chefe de pesquisa de commodities do Credit Suisse AG em Zurique.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário