Mercosul e UE retomam negociações amanhã ainda sem propor ofertas

Publicado em 04/07/2011 08:14
Os países da União Europeia (UE) e do Mercosul voltarão amanhã à mesa de negociações com a meta de conseguir um acordo de associação que inclua o livre-comércio, embora sem a perspectiva de iniciar ainda a troca de ofertas para o acesso de seus produtos aos respectivos mercados.

De segunda a sexta-feira, negociadores e técnicos dos dois blocos se reunirão em Bruxelas naquela que será a sexta rodada de trabalho desde a retomada dos contatos, em maio do ano passado, sem que tenham sido obtidos avanços nos assuntos-chave para liberalizar a troca de bens e serviços. A parte europeia confia em continuar a negociação dos aspectos do acordo relativos às normas e não relacionados diretamente com as ofertas de acesso a mercados, como podem ser os capítulos de barreiras não tarifárias, facilitação do mercado ou concorrência, disseram à Agência Efe fontes comunitárias.

Um dos principais obstáculos para que UE e Mercosul comecem a propor ofertas para a entrada de seus produtos nos mercados são as preocupações dos produtores europeus sobre o possível impacto negativo do tratado na agricultura comunitária. Países como França e Irlanda manifestaram suas preocupações, mais concretamente, no setor de carne bovina, que poderia sofrer grandes perdas ao concorrer com as importações dos países do Mercosul em um tratado de livre-comércio.

Nesse contexto, o comissário europeu de Comércio, Karel De Gucht, se reuniu na sexta-feira com o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre - cujo país preside atualmente o Mercosul. Tentando tranquilizar os produtores agrícolas, a Comissão Europeia pediu estudos econômicos sobre o impacto que esse acordo poderia ter na indústria agropecuária europeia. Essas avaliações de impacto serão concluídas em breve e enviadas para análise aos Estados-membros e ao Parlamento Europeu, instituição que não pode modificar os detalhes da negociação do texto, mas sim respaldá-lo ou repelí-lo assim que estiver fechado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário