Moody's rebaixa rating de Portugal para "junk"

Publicado em 05/07/2011 16:39
A agência de análise de risco Moody’s Investors Service rebaixou o rating da dívida soberana de Portugal para Ba2 – nível “junk” -, de Baa1, com perspectiva negativa, citando o crescente risco de o país precisar de uma segunda rodada de suporte financeiro externo. A Moody’s avalia ainda que Portugal não será capaz de cumprir as metas de redução do déficit e de estabilização da dívida, estabelecidas no acordo de financiamento firmado com a União Europeia e Fundo Monetário Internacional.

A agência também rebaixou o rating da dívida de curto prazo de Portugal de Prime-2 para Not-Prime. A Moody's informou que assim conclui a revisão dos ratings de Portugal iniciados em 5 de abril de 2011.

Portugal reclama que Moody's "ignorou" recentes medidas fiscais

O governo de Portugal afirmou que a decisão da Moody’s Investors Service de rebaixar o rating da dívida de longo prazo para nível “junk” (Ba2) “ignora” o corte do subsídio de Natal anunciado na semana passada e o “amplo consenso político que dá suporte à execução das medidas acordadas com a troika” – em referência às três partes que costuraram o pacote de socorro financeiro, composto por União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional –, segundo nota divulgada nos sites dos principais jornais portugueses.

“O downgrade ora anunciado revela o ambiente adverso da crise da dívida soberana e as vulnerabilidades da economia portuguesa neste contexto”, diz o comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças de Portugal, acrescentando que isso também “confirma que a apresentação de um programa robusto e sistêmico de ajustamento macroeconômico constitui a única abordagem possível para inverter o rumo e recuperar a credibilidade”.

Na semana passada, o governo de Portugal apresentou um novo programa de ajuste macroeconômico com objetivo de antecipar o cumprimento das metas de redução dos déficits.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário