Venezuela sofre escassez de alimentos básicos

Publicado em 13/07/2011 17:51

Lojas privadas e subsidiadas pelo governo venezuelano apresentam carência da maioria dos 16 produtos, cujos preços são controlados pelo governo. Alguns desses itens são alimentos da cesta básica como óleo de cozinha, queijo, carnes, farinha e leite em pó.

A escassez é reflexo do alto custo de produção no país, que está superando os preços fixados pelo governo.A alta internacional das commodities também contribuiu para isso, pois a Venezuela depende muito de alimentos importados.

Mesmo tendo elevado os limites de preços para uma série de itens, o governo venezuelano não conseguiu contornar o problema. A ação de equilibrar os preços com o aumento dos custos de produção não foi suficiente, segundo a avaliação de muitos críticos.

Isso porque, em janeiro, a desvalorização da moeda interna elevou os custos de produção em até 65%. Em 2003, o presidente Hugo Chávez já havia determinado o controle de preços para proteger o país da inflação, que acumulou 23,6% no período de um ano (encerrado em junho).

Por: Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA