Venezuela sofre escassez de alimentos básicos

Publicado em 13/07/2011 17:51 451 exibições

Lojas privadas e subsidiadas pelo governo venezuelano apresentam carência da maioria dos 16 produtos, cujos preços são controlados pelo governo. Alguns desses itens são alimentos da cesta básica como óleo de cozinha, queijo, carnes, farinha e leite em pó.

A escassez é reflexo do alto custo de produção no país, que está superando os preços fixados pelo governo.A alta internacional das commodities também contribuiu para isso, pois a Venezuela depende muito de alimentos importados.

Mesmo tendo elevado os limites de preços para uma série de itens, o governo venezuelano não conseguiu contornar o problema. A ação de equilibrar os preços com o aumento dos custos de produção não foi suficiente, segundo a avaliação de muitos críticos.

Isso porque, em janeiro, a desvalorização da moeda interna elevou os custos de produção em até 65%. Em 2003, o presidente Hugo Chávez já havia determinado o controle de preços para proteger o país da inflação, que acumulou 23,6% no período de um ano (encerrado em junho).

Por:
Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário