PIB do agronegócio mineiro caminha para novo recorde

Publicado em 14/07/2011 15:41
Crescimento deve ser de 2,7% em relação ao ano passado
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro deve alcançar em 2011 o valor de R$ 115,9 bilhões. Se a cifra se confirmar, será um novo recorde do setor no Estado. A estimativa faz parte de uma análise do primeiro quadrimestre deste ano, feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O estudo foi encomendado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

Segundo o Cepea, o crescimento em relação ao ano passado será de 2,7%, considerando os preços atuais. O levantamento foi feito em toda a cadeia produtiva do agronegócio: setor básico, insumos, distribuição e agroindústria. De acordo com o estudo, os números do agronegócio mineiro representam 12,8% do PIB do agronegócio nacional.

No setor básico, “dentro da porteira”, a agricultura mineira foi o grande destaque, com a expansão de 8,2%. O desempenho é o resultado da melhoria dos preços pagos ao produtor em algumas culturas como o café, milho, laranja, algodão e cana-de-açúcar. Na pecuária, o crescimento foi um pouco menor, de 0,5%. Apesar da melhoria dos preços pagos, houve uma redução do volume produzido, principalmente na bovinocultura de corte.

No segmento industrial do agronegócio do Estado, a expansão registrada pelo Cepea foi de 2,7%, provocada principalmente pelo maior faturamento das usinas de álcool e das indústrias de carne suína, aves e de leite UHT (longa vida). Outro fator que contribuiu para o bom desempenho do PIB do agronegócio mineiro nos quatro primeiros meses deste ano foi o aumento da venda de fertilizantes.

Fonte: Sec. Agricultura Minas Gerais

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética