PIB do agronegócio mineiro caminha para novo recorde

Publicado em 14/07/2011 15:41
Crescimento deve ser de 2,7% em relação ao ano passado
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro deve alcançar em 2011 o valor de R$ 115,9 bilhões. Se a cifra se confirmar, será um novo recorde do setor no Estado. A estimativa faz parte de uma análise do primeiro quadrimestre deste ano, feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O estudo foi encomendado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

Segundo o Cepea, o crescimento em relação ao ano passado será de 2,7%, considerando os preços atuais. O levantamento foi feito em toda a cadeia produtiva do agronegócio: setor básico, insumos, distribuição e agroindústria. De acordo com o estudo, os números do agronegócio mineiro representam 12,8% do PIB do agronegócio nacional.

No setor básico, “dentro da porteira”, a agricultura mineira foi o grande destaque, com a expansão de 8,2%. O desempenho é o resultado da melhoria dos preços pagos ao produtor em algumas culturas como o café, milho, laranja, algodão e cana-de-açúcar. Na pecuária, o crescimento foi um pouco menor, de 0,5%. Apesar da melhoria dos preços pagos, houve uma redução do volume produzido, principalmente na bovinocultura de corte.

No segmento industrial do agronegócio do Estado, a expansão registrada pelo Cepea foi de 2,7%, provocada principalmente pelo maior faturamento das usinas de álcool e das indústrias de carne suína, aves e de leite UHT (longa vida). Outro fator que contribuiu para o bom desempenho do PIB do agronegócio mineiro nos quatro primeiros meses deste ano foi o aumento da venda de fertilizantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. Agricultura Minas Gerais

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário